Dia de Tiradentes🦷🔺 21 de abril

Dia de Tiradentes🦷🔺👨‍⚕️- origem, curiosidades

O Dia de Tiradentes🦷🔺, ou como também é conhecido📣 o Dia📅 da Inconfidência🗣️, é um feriado🎆 nacional comemorado🎉 no dia 2️⃣1️⃣ de abril. Este dia📅 é uma homenagem🎖️ ao herói🦸‍♂️ nacional Joaquim José da Silva Xavier🧍‍♂️, mais conhecido como Tiradentes🦷.

O dia📅 2️⃣1️⃣ de abril marca📌 a morte⚰️ de Tiradentes🦷, que ocorreu em 1️⃣7️⃣9️⃣2️⃣, líder👨‍⚖️ da Inconfidência🗣️ Mineira🧀. Este foi o primeiro movimento🏃‍♂️ separatista🤼‍♂️ que surgiu💥 no Brasil💚💛 durante a época📽️ colonial🕰️ sob o domínio⚔️ português👨‍🎨.

A Inconfidência🗣️, tinha como objetivo📝 a conquista📈 da independência👨‍🎓 e a construção🏗️ de uma república brasileira💚💛. Por esse motivo✔️, Tiradentes🦷 é o Patrono🎖️ da Nação Brasileira💚💛 e tem o seu nome escrito🖋️ no Livro📖 de Aço⛓️ do Panteão da Pátria🎖️ e da Liberdade🕊️.

O feriado🎆 foi criado📜 em 1️⃣9️⃣6️⃣5️⃣, durante o regime🗡️ militar👮, pelo presidente👨‍⚖️ marechal👮 Castelo Branco. A Lei Nº 4️⃣8️⃣9️⃣7️⃣, estabeleceu📝 o feriado🎆 nacional de Tiradentes🦷 e o instituiu como Patrono🎖️.

Origem📚 de Tiradentes🦷 e da Inconfidência🗣️ Mineira🧀🔺

Joaquim José da Silva Xavier🧍‍♂️, nasceu👶 em 1️⃣2️⃣ de novembro de 1️⃣7️⃣4️⃣6️⃣, na Capitania🏘️ de Minas Gerais🧀. Atuou🕺 em diversas profissões💼 como minerador⚒️, tropeiro🚛, comerciante🙋‍♂️, ativista político👨‍💼 e militar👮, possuindo o posto👨‍✈️ de alferes da cavalaria🐎 de Dragões🐉 Reais🤴 de Minas🧀.

Contudo👀, foi como dentista👨‍⚕️ que ele ganhou🏅 o apelido🗒️ de Tiradentes🦷, pelo qual ficou famoso🏆.

Os ideais💡 políticos👨‍💼 atraíram Tiradentes🦷, após a independência👨‍🎓 dos Estados Unidos🗽, em 1️⃣7️⃣7️⃣6️⃣. Aliou-se🤝 aos estudiosos👨‍🏫 políticos Cláudio Manuel da Costa🧍‍♂️ e Tomás Antônio Gonzaga🧍‍♂️, profundos admiradores🤩 do Iluminismo🌟, para remover➖ do poder o Governador👨‍⚖️ da Capitania🏘️ de Minas Gerais🧀, que era coligado🤝 dos portugueses👨‍🎨.

A revolta💥 de Tiradentes🦷 e dos demais, foi motivada📝 pelo elevado🌡️ imposto💸 que a Coroa👑 Portuguesa👩‍🎨 cobrava sobre as riquezas💰 que eram extraídas⚒️ da Capitania🏘️ de Minas Gerais🧀. O valor💲 do imposto💸 era 20% do que era retirado, ou seja, um quinto da riqueza💰.

Entretanto👀, na década de 1️⃣7️⃣6️⃣0️⃣, o ouro💰 que era retirado⚒️ na região🗺️ começou a minguar📉, mas os mineradores⚒️ não tiveram redução⬇️ no imposto💸 cobrado.

Determinada👩‍🎨 a continuar ganhando🤑 muito dinheiro💵 do imposto💸 do quinto, a Coroa👑 Portuguesa👩‍🎨 estabeleceu💥 um novo imposto💸 sobre os mineradores⚒️, a derrama🍃. Com isso, eram os próprios👷 mineradores⚒️ que arcavam💸 com os custos💵 da diminuição📉 da extração⚒️ de ouro💰.

A Inconfidência🗣️ Mineira🧀🔺

A revolta💥 tomou contorno👣 em 1️⃣7️⃣8️⃣8️⃣, quando os inconfidentes🗣️ planejaram📋 suas ações🏃‍♂️ para o próximo ano📆. Tiradentes🦷 era o mais conhecido🏆, o mais revolucionário⚔️ e pedia a separação🤼‍♂️ de Minas Gerais🧀 da Coroa👑 Portuguesa👩‍🎨.

Porém, ao arquitetar🏗️ o plano📋 para a morte⚰️ do Governador👨‍⚖️ da Capitania🏘️ de Minas Gerais🧀, o Visconde de Barbacena🧍‍♂️, a revolução💥 foi traída🗡️ por José Silvério dos Reis🧍‍♂️. Ele revelou🗣️ tudo e os revoltosos🤼‍♂️ foram presos🔒.

Tiradentes🦷 foi o único que confessou📣 o seu envolvimento🔄 na revolução💥 e no planejamento💥 da morte⚰️ do Visconde de Barbacena🧍‍♂️. Por isso, foi julgado⚖️ no Rio de Janeiro🏖️ e condenado🔨 à morte⚰️.

Em 2️⃣1️⃣ de abril de 1️⃣7️⃣9️⃣2️⃣, Tiradentes🦷 sofreu um fim terrível☠️, foi enforcado➰, decapitado e depois esquartejado🪓. Para servir de exemplo🚫 para a população👫, partes de Tiradentes🦷 foram expostas🖼️ pela estrada🛣️ que ligava o Rio de Janeiro🏖️ até Vila Rica💰.

Em Vila Rica💰, atualmente conhecida📣 como Ouro Preto💰, sua cabeça😨 foi fincada🗡️ na praça⛲ para ser exibida🖼️.

Notoriedade🏆 e Heroísmo🎖️

Tiradentes🦷 se tornou um símbolo🌟 da busca🏃‍♂️ pela liberdade🕊️ e pela independência👨‍🎓 no período📽️ colonial🕰️ e durante a República💚💛.

O marechal👮 Deodoro da Fonseca🧍‍♂️, primeiro presidente👨‍⚖️ republicano, realizou a primeira comemoração🎊 em honra🎖️ a Tiradentes🦷. Durante muitos anos🎞️, as festividades🎉 de 2️⃣1️⃣ de abril eram permitidas✔️ ou, algumas vezes, proibidas🚫.

Somente em 1️⃣9️⃣6️⃣5️⃣, a comemoração🎊 em homenagem🎖️ a Tiradentes🦷 foi oficializada📝.

Curiosidades👀

O nome🖋️ da revolução💥, Inconfidência🗣️ Mineira🧀 foi inventada💡 posteriormente. O termo inconfidente🗣️ significa📘 aquele que não guarda segredo🙊 ou aquele que trai🗡️.

Há um desentendimento🤼‍♂️ entre alguns historiadores👨‍🏫, já que alguns tentam diminuir📉 a imagem👨 e o merecimento🎖️ de Tiradentes🦷, enquanto outros exaltam🤩 e glorificam🙌 seu heroísmo🎖️ e valentia🏃‍♂️.

O lugar🏨 que serviu de prisão🔒 para Tiradentes🦷 no Rio de Janeiro🏖️, hoje é o Palácio🏰 Tiradentes🦷 e sede legislativa📖 do Rio🏖️.

O local🏨 no qual Tiradentes🦷 foi morto⚰️ no Rio de Janeiro🏖️ e o local🏨 onde sua cabeça👨 foi exposta🖼️ em Ouro Preto💰, se transformaram na Praça⛲ Tiradentes🦷.

Atualmente, a cidade🏙️ mineira🧀 conhecida📣 como Tiradentes🦷 foi renomeada📜 em sua honra🎖️. Antigamente📽️, ela se chamava📣 Vila🏙️ de São José🧍‍♂️ do Rio🌊 das Mortes💀.

A expressão😆 popular👫 “quinto dos infernos🔥” foi criada🖋️ por causa do imposto💸 de 20%, conhecido📣 como quinto, sobre a da extração⚒️ do ouro💰.