Paixão de Cristo

Paixão✝️ de Cristo🧔

É conhecida📣 também como Semana📅 Santa🛐 e tem como significado📕 a celebração🎉 da passagem🏃‍♂️ e dos ensinamentos📖 de Jesus Cristo🧔 pela Terra🌎. Da mesma forma, recorda💭 o sacrifício🗡️ feito por ele para a humanidade👫 e sua ressurreição🔄 e posterior ascensão🕴️ aos céus⛅.

História📚 da Paixão✝️ de Cristo🧔

A Paixão✝️ de Cristo🧔 tem início no Domingo📅 de Ramos🌿, quando Jesus Cristo🧔, humildemente, entrou em Jerusalém🏛️ sentado em um burro🐂 e foi saudado👏 pela população👫 que balançavam ramos🌿 de árvores🌳 e palmerias🌴.

O povo👫 de Jerusalém🏛️ pensava💭 que Jesus Cristo🧔 fosse o Messias🌟 que os libertaria🕊️ da tirania👮 do Império Romano⚔️. Por causa da importância💎 política👨‍✈️ de Jesus🧔, os romanos👮 queriam prendê-lo🔓.

Contudo👀, na segunda-feira📅, quando Jesus🧔 foi até o Templo⛪ de Herodes constatou que ali havia vendedores💰 que profanavam?? a santidade🛐 do local. Tomado pela raiva😡, Jesus🧔 os afastou🌬️ dali e falou📣 claramente que era filho👶 de Deus🧓, pois os comerciantes💰 macularam🚫 o templo⛪ de seu Pai🧓.

Desse modo, Jesus🧔 proibiu🚫 a comercialização💰 no local⛪, invocando a ira😡 dos sacerdotes👨‍🦳 locais que praticavam o comércio💰.

Na terça-feira📅, Jesus🧔 foi questionado📣 pelos sacerdotes👨‍🦳 do templo⛪ sobre as suas ações🏃‍♂️ e qual o poder👨‍⚖️ que ele tinha para fazer🌬️ tudo o que fez.

Na quinta-feira📅 à noite🌃, foi realizada🎇 a Santa🛐 Ceia🍽️, na qual Jesus🧔 sentou-se à mesa ao lado dos seus doze discípulos👨‍🎓 e repartiu o pão🍞 entre todos👨‍🎓 e beberam🏺 vinho🍷. Jesus🧔 afirma que o pão🍞 é o seu corpo🧍‍♂️ e o vinho🍷 é o seu sangue🩸. É durante a Santa🛐 Ceia🍽️ que Jesus🧔 profetiza📣 que um de seus discípulos👨‍🎓 vai traí-lo🙈.

Judas😈, o traidor🙈, vai ao encontro🏃‍♂️ do líder👨‍⚖️ dos sacerdotes👨‍🦳 e questiona📣 quanto ganharia💲 se ele entregasse🤲 Jesus🧔. O sacerdote👨‍🦳 oferece 30 moedas💰 de prata e Judas😈 aceita, concretizando a profecia📣 e determinando o destino de Jesus Cristo🧔.

Quinta-feira📅 Santa🛐 é o dia que termina❌ o período📅 da Quaresma🍴. Na noite🌃 da Última Ceia🍽️, após confraternizar🤝 com seus discípulos👨‍🎓, Jesus🧔 é preso🔒.

É na Sexta-feira📅 Santa🛐 que se celebra🎉 a Paixão✝️ de Cristo🧔, quando se inicia▶️ o martírio⚡ de Jesus Cristo🧔 que é condenado⚖️, açoitado➰ e coroado👑 com uma coroa👑 de espinhos🌹 representando o Messias🌟 Salvador🕊️ do povo👫 de Jerusalém🏛️.

Ele🧔 é obrigado a percorrer🏃‍♂️ toda a Via Crúcis🛣️ carregando a cruz✝️ com a qual será crucificado✝️. Quando chega ao calvário⛰️ ele🧔 morre⚰️ ao lado de dois ladrões🦹‍♂️ que também foram crucificados✝️.

Por fim, a Semana📅 Santa🛐 termina no Domingo📅 de Páscoa🐇 quando acontece a ressurreição😇 de Jesus Cristo🧔. Ele permanece🏘️ por 40 dias na Terra🌎 e depois ascende👼 aos céus⛅.

Curiosidades👀

Para comemorar🎉 a Semana📅 Santa🛐, muitas cidades🏙️ realizam uma apresentação🎭 da Paixão✝️ de Cristo🧔.

Das Sete Dores🤕 de Nossa Senhora👸 Virgem Maria🧕, quatro ocorrem durante📅 a Semana📅 Santa🛐.

Na Sexta-feira📅 Santa🛐 ou da Paixão✝️ de Cristo🧔, os cristãos✝️ têm o hábito de não🚫 comer carne🍖 vermelha🥩 e nem frango🍗. Geralmente, neste dia📅, é consumido peixe🐟.

A Sexta-feira📅 Santa🛐 não🚫 tem data📅 fixa📌. Ela é determinada🧮 quando se encontra🔍 a primeira sexta-feira📅 com lua cheia🌕 que ocorre depois do equinócio🌤️ de primavera🌸. Este período📅 compreende🎞️ de final de março🌧️ até meados de abril🌡️.

Um dos símbolos🖋️ tradicionais📕 cristãos🛐 é a cruz✝️ ou crucifixo✝️ que é a representação do sofrimento😰 e sacrifício⚰️ de Jesus Cristo🧔 fez pela humanidade👫.