Independência do Brasil🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷💚💛

Independência do Brasil🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷💚💛

A Independência do Brasil🇧🇷🇧🇷💚💛 ocorreu em 7 de setembro de 1️⃣8️⃣2️⃣2️⃣, quando a Declaração📜 de Independência🌠 do Brasil💚💛 foi proferida📣 pelo príncipe🤴 regente Dom Pedro I🤴. É um feriado🎆 nacional comemorado🎉 por todos os brasileiros💚💛 orgulhosamente😍. Este dia📅 também é conhecido📣 como Sete7️⃣ de Setembro e Dia📅 da Pátria💚💛.

Quando Dom Pedro I🤴 se encontrava🧍‍♂️ às margens do rio🌅 Ipiranga, ele solicitou💬 que todos os seus acompanhantes🧑‍🤝‍🧑 retirassem as insígnias🎖️ portuguesas👩‍🎨 e, então, ele gritou📣 sua famosa🏆 frase “independência🌠 ou morte⚰️”. Este ato🙋‍♂️ é conhecido📣 como Grito📣 do Ipiranga🌅 ou como Grito📣 da Independência🌠.

Este feriado🎆 é muito festejado🎉 em todo o país🌎 e em até alguns países🗺️ que possuem muitos brasileiros💚💛 residentes🏘️. Todo o ano📅, são realizados desfiles🤸 cívicos, militares🎖️, com os bombeiros👨‍🚒, a polícia👮, as especificidades da cultura🖼️ municipal e estadual, escolas🏫, representações sociais👨‍💼, entre muitos outros.

O hino🎼 nacional é tocado🔊 com uma solenidade🎖️ especial e durante toda a semana📅 que antecede este dia📅 são realizadas pequenas comemorações🎉 e atos🙋‍♂️ em prol👍 da honra🎖️ de ser brasileiro💚💛 e ser um país🌎 independente🌠.

É um dos feriados🎆 mais importantes💎 do 🇧🇷🇧🇷Brasil💚💛 e possui grande significado📘 cultural🖼️, histórico📚 e social👫.

História📚 da Independência do Brasil🇧🇷🇧🇷🇧🇷

Desde a época📽️ de seu descobrimento🔍, em 1️⃣5️⃣0️⃣0️⃣, o Brasil💚💛 era colônia🏕️ de Portugal👨‍🎨. O processo⚙️ de independência🌠 foi iniciado🌟 quando a corte🏰 portuguesa👩‍🎨 teve que se mudar🚛 para a colônia🏕️ para fugir🏃‍♂️ do exército⚔️ napoleônico🍾, em1️⃣8️⃣0️⃣8️⃣.

A partir de 1️⃣8️⃣0️⃣8️⃣, várias mudanças🔄 ocorreram no ramo político👨‍⚖️, econômico💲 e cultural🖼️ da colônia🏕️ portuguesa👩‍🎨. A primeira🏅 delas foi a extinção🚫 do monopólio português👨‍🎨 sobre os portos🚢.

A abertura dos portos🚢 para transações🔄 comerciais💲 com outros países🗺️ foi um revés afirmativo👍 para os comerciantes🤑 coloniais🏕️. Principalmente, para os que residiam🤑 na capital, Rio de Janeiro🏖️.

A partir disso👀, outras modificações🔄 foram realizadas🌟 de modo a acomodar🛌 melhor a corte🏰 portuguesa👩‍🎨 na colônia🏕️. Agora, o coração❤️ de Portugal👨‍🎨 residia🏘️ no Brasil💚💛 e era preciso melhorar👍 as condições de vivência🏙️. Dessa maneira👀, foram tomadas💡 providências para que fossem construídas🏗️ universidades🏛️, ruas🛣️, bibliotecas📚, salões💃, teatros🎭, entre outros.

Com o decorrer🎞️ dos anos, o Brasil💚💛 despontou📈 no mapa mundial🗺️ e se configurou🌡️ como um lugar🏕️ em expansão favorável👍 para negociações💲 e comercializações🤑.

Desse modo👀, com a importância💎 de sua colônia🏕️ crescendo📈, Portugal👨‍🎨 decidiu elevar🌡️ o Brasil💚💛 a categoria de reino🏰. Então, em 1️⃣8️⃣1️⃣5️⃣, Portugal👨‍🎨 passou a se chamar📝 Reino de Portugal, Brasil e Algarves.

O rei D. João VI🤴, sofrendo😨 com as pressões🌡️ e com o risco➖ de ser deposto❌ pela corte🏰 portuguesa👩‍🎨 para restaurar🏗️ a sede do governo👨‍⚖️ para Portugal👨‍🎨, voltou🛥️ para o seu país🌎, em 1️⃣8️⃣2️⃣1️⃣. Pedro de Alcântara🤴 ficou no Brasil💚💛 ocupando o cargo👨‍⚖️ de príncipe🤴 regente.

Com a evolução📈 pela qual o Brasil💚💛 passara com a corte🏰 portuguesa👩‍🎨 em suas terras🏕️, a elite👫 brasileira💚💛 observou a vontade da retomada🔄 das ligações🔌 colonias🏕️ pelos portugueses👨‍🎨 surgir🌟. Com as divergências🤼‍♂️ aumentando🌡️, a única solução💡 possível era a separação🤼‍♂️ dos dois países🌎.

Em Portugal👨‍🎨, a demanda📣 pela volta🛥️ do príncipe🤴 crescia📈, o que fez aparecer🌟 o Clube da Resistência💥 para a permanência📌 do príncipe🤴 no Brasil💚💛. Essa atividade incentivou🙋‍♂️ Dom Pedro🧍‍♂️ a instaurar📜 o Dia📅 do Fico📌, em 9 de janeiro de 1️⃣8️⃣2️⃣2️⃣.

Por causa do aumento📈 das provocações💥 portuguesas👨‍🎨, a situação se encontrava🔍 insustentável😡 em maio de 1️⃣8️⃣2️⃣2️⃣, quando foi convocada📣 uma Assembleia👨‍⚖️ Constituinte📜 e o desejo💭 separatista🤼‍♂️ se tornava mais forte💪.

Dom Pedro🧍‍♂️ tinha o apoio🤝 e a influência de sua esposa👰, Maria Leopoldina🧍‍♀️, e de seu conselheiro👨‍💼 José Bonifácio.

O agravamento💥 da situação e os constantes ataques🤜 à corte🏰 brasileira💚💛 efetuados por Portugal👨‍🎨, culminaram🌋 com a sessão👨‍💼 extraordinária executada✔️ em 2 de setembro. Nela, foi determinado📣 que havia chegado o momento🌟 de declarar📣 a independência🌠 do Brasil💚💛.

Nesse período📽️, o príncipe🤴 regente viajava✈️ rumo a São Paulo🌁 e foi interpelado por um mensageiro✉️, em 7 de setembro de 1️⃣8️⃣2️⃣2️⃣, que trazia a Declaração📜 de Independência🌠.

Nesse momento🌟, Dom Pedro🧍‍♂️ deu o Grito📣 do Ipiranga🌅, declarando o Brasil💚💛 independente🌠 de Portugal👨‍🎨.

Houve, porém😧, algumas províncias🏕️ foram contrárias❌ a essa independência🌠 e foi iniciada a Guerra⚔️ de Independência🌠 do Brasil💚💛. Bahia, Maranhão, Pará e Cisplatina foram subjugadas⬇️ e permaneceram👫 junto ao Brasil💚💛.

Curiosidades👀

O Brasil💚💛 foi o único país da América do Sul🌎 que adotou📝 a monarquia🏰 como o seu regime político👨‍⚖️. Todas as outras nações🌎 quando conseguiram a sua independência🌠 se tornaram repúblicas🏛️.

Dom Pedro🧍‍♂️ assumiu o país como imperador🤴 e mudou📝 o seu nome para Dom Pedro I🧍‍♂️.

Portugal👨‍🎨 só reconheceu✔️ a independência🌠 do Brasil💚💛 em 1️⃣8️⃣2️⃣5️⃣, após o pagamento💰 de uma indenização💸 de 2 milhões de libras💲🌎. Esse foi o início do endividamento🌎 do país🌎.