Dia Mundial🌎 do Trabalho💼👨‍🏭👩‍🏭👨‍🏫👩‍🏫

Dia Mundial🌎 do Trabalho💼👨‍🏭👩‍🏭👨‍🏫👩‍🏫

O Dia 📅do Trabalho💼, ou como também é conhecido📣 o Dia📅 Mundial🌎 do Trabalho💼, Dia Mundial dos trabalhadores👨‍🏭👩‍🏭👨‍🏫👩‍🏫, é um feriado🎆 nacional comemorado🎉 sempre em 1º de maio. Concomitantemente, diversos outros países🗺️ adotaram📜 esta data📅 e, por isso, possui o termo🖋️ mundial🌎.

Este dia📅 representa🎭 a constante🏃‍♂️ luta🤼‍♂️ da classe trabalhadora👷 por melhores👍 condições de trabalho💼. É importante💎 celebrar🎉 esta data📅 para não deixar cair no esquecimento💭 todos os conflitos💥 e batalhas🤼‍♂️ travadas por uma jornada🕗 e ambientes🏢 dignos de trabalho💼.

Vale ressaltar💎, que a Organização👨‍💼 Internacional🗺️ do Trabalho💼 (OIT), fundada em 1️⃣9️⃣1️⃣9️⃣, vem trabalhando👨‍💼 continuamente🏃‍♂️ para oferecer melhorias👍 trabalhistas👷 em todos os países🗺️. Ela atua🙋‍♂️ no combate🤼‍♂️ a pobreza🏚️, a desigualdade social, trabalho💼 e salários💵 adequados.

O Dia📅 do Trabalho💼 é um feriado🎆 criado para homenagear🏅 os trabalhadores👷 de Chicago🏙️, nos Estados Unidos🗽, que, em 1️⃣8️⃣8️⃣6️⃣, eclodiram💥 em uma greve⚠️ geral e foram às ruas🛣️ reivindicar🏃‍♂️ circunstâncias seguras🚧, decentes e justas de trabalho💼. Sua principal pauta📝 era a diminuição📉 do tempo🕗 de trabalho💼 para 8 horas diárias.

Esses trabalhadores👷 enfrentaram duras🤜 repressões🚫 realizadas pela polícia👮. Muitos deles👷 foram mortos⚰️ ou presos🔒 e viraram ícone🎖️ da luta🤼‍♂️ por melhores👍 condições de trabalho💼.

História📚 do Dia📅 Mundial🌎 do Trabalho💼

Após a Revolução🔄 Industrial⚙️, as fábricas🏭 rapidamente se espalharam🏃‍♂️ pelo mundo🌎. Com o modo⛓️ de produção⚙️ rápido, eficaz e eficiente, mais os donos🤑 de fábricas🏭 podiam vender💲 e lucrar💰.

No entanto👀, o modo⛓️ de produção⚙️ possuia várias etapas⏳ e era necessário muitas pessoas👫 para realizá-lo continuamente🏃‍♂️. Com isso, as fábricas🏭 contratavam🧾 homens🧍‍♂️, mulheres🧾🧍‍♀️ e crianças🧒 para jornadas🕗 extenuantes🥵 de trabalho💼.

Quanto mais➕ a área🏭 industrial⚙️ crescia, mais a população👫 proletária👷 aumentava📈 ao seu redor, gerando ambientes🏙️ apertados, insalubres☠️ e inseguros😵‍💫.

Desse modo👀, em meados🎞️ do século XIX💃, havia um grande📈 número de centros industriais🏭 espalhados e milhares de pessoas👫 que dependiam💵 desse trabalho💼 e viviam🏚️ em péssimas👎 condições.

Com o aumento exponencial📈 da produção⚙️ e da contratação🧾, não houve nenhum tipo de planejamento💡 na construção🏗️ e manutenção🧱 desses espaços🏙️ e, muito menos, organização💡 para as condições trabalhistas💼 dos operários👷.

Dessa maneira👀, iniciou-se🏃‍♂️ a criação🔨 dos sindicatos👨‍💼 trabalhistas💼 como forma de representação🎭 e luta🤼‍♂️ pelos direitos⚖️ dos trabalhadores👷.

Sua principal💎 forma de reclamação🔊 e solicitação📄 era através das greves⚠️ gerais. E, com isso, começou-se🏃‍♂️ uma onda🌊 de greves⚠️ por todos os Estados Unidos🗽, culminando🌋 na mais conhecida📖 delas.

Em 1° de maio de 1️⃣8️⃣8️⃣6️⃣, a cidade de Chicago🏙️ enfrentava🤼‍♂️ uma dessas greves⚠️ gerais e os policiais enfrentaram👮 os manifestantes👷 com muita violência🤜 a fim de suprimir🚫 o movimento💥.

Contudo👀, no dia 4 de maio, tudo piorou🌋 quando uma bomba💣 foi explodida💥 na praça⛲ Haymarket matando⚰️ policiais👮 e trabalhadores👷 fabris🏭. A polícia👮 reagiu😡 com mais agressividade🤜 e brutalidade⚔️, no que resultou em mais mortes⚰️ e feridos🏥.

Este triste evento😥 ficou marcado📌 na história📚 e virou símbolo🎖️ para as revoltadas🤼‍♂️ trabalhistas💼 nos Estados Unidos🗽 e em diversos países🗺️.

Dia📅 Mundial🌎 do Trabalho💼 no Brasil

Já na década📽️ de 1️⃣8️⃣9️⃣0️⃣, havia manifestações🙋‍♂️ por melhores👍 condições trabalhistas💼 e também para homenagear🎖️ o ocorrido nos Estados Unidos🗽.

Todavia👀, somente em 1️⃣9️⃣2️⃣4️⃣, o feriado🎆 do Dia📅 do Trabalho💼 foi promulgado📜 para ocorrer em 1° de maio de cada ano📅. Vale lembrar💡, que este fato foi concretizado📌 devido às pressões🌡️ exercidas pelos sindicatos👨‍💼 trabalhistas💼 brasileiros.

As solicitações📝 mais importantes💎 eram: a redução📉 da jornada🕗 de trabalho💼 para 8 horas diárias, proibição🚫 do trabalho💼 infantil🧒 e segurança🚧 para o trabalho💼 exercido por mulheres🤰.

Durante a Era Vargas👨‍⚖️, houve o estabelecimento📜 das leis⚖️ trabalhistas💼 a partir da criação🖋️ do ministério🏛️ do Trabalho💼, Indústria🏭 e Comércio🏢, em 1️⃣9️⃣3️⃣0️⃣. Foram criadas a Consolidação📜 das Leis⚖️ do Trabalho💼 (CLT), salário💵 minimo, Justiça⚖️ do Trabalho💼, férias✈️ remuneradas💵, direito à previdência social⛺, entre outros.

Curiosidades👀

O primeiro🏅 país a proclamar📣 o dia 1º de maio como o Dia📅 Mundial🌎 do Trabalho💼 foi a França👩‍🎨, em 1️⃣8️⃣8️⃣9️⃣.

Muitos países🗺️ adotaram📜 o 1° de maio como Dia📅 do Trabalho💼, mas nos Estados Unidos🗽 é diferente❓. Isto se deve a primeira🏅 celebração🎉 do Dia📅 do Trabalho💼 que foi realizada🏁 em 5 de setembro de 1️⃣8️⃣8️⃣2️⃣, em Nova York🏙️. O mesmo aconteceu em 1️⃣8️⃣8️⃣3️⃣ e em 1️⃣8️⃣8️⃣4️⃣, foi oficializado📜 para que o feriado🎆 dos trabalhadores👷 fosse sempre na primeira🏅 segunda-feira📅 de setembro.